VOCÊ TEM MEDO DO SUCESSO?

Por Danilo Rizzo - Dia desses estava atualizando meu outro blog (www.veronista.com) e me chamou a atenção um artigo publicado no blog do amigo Dante de Rose sobre sucesso e como lidar com ele. Quem tiver curiosidade em ler esse artigo, basta clicar aqui. Mas que tema mais delicado, como lidar com o sucesso? Fui buscar no dicionário a definição dessa palavra e encontrei:

· Sucesso: o que está por vir; consequência positiva; acontecimento favorável; resultado feliz;
· Ter Sucesso: conseguir algo de maneira favorável;
· Sinônimo de sucesso: êxito

Definitivamente ter êxito não é algo fácil, talvez simples, mas nunca fácil, e tendo como causa esse acontecimento favorável, surgem várias consequências muitas vezes indesejadas pelo exitoso. A vitória é sua, os louros, o sucesso, e com essa sensação temos a ilusão de que este momento é o último de uma árdua caminhada e que é chegado o momento de desfrutar da glória ilusória como recompensa merecida pelas privações, exageros, dedicação de um longo caminho. Porém, depois dos momentos de felicidade inicial, a ilusão se desfaz, e se desfaz, pois muitas pessoas acreditam que, quando tiverem sucesso material e financeiro, as demais áreas de sua vida se resolverão. Mas isso não é verdade. É fato que lidar com problemas financeiros é muito difícil, entretanto, ser bem-sucedido financeira e profissionalmente e arruinado em outras esferas da vida
foto: forbescom
é um tipo de fracasso, provavelmente mais penoso que a falta de recursos financeiros. Quando o sucesso acontece e não estamos preparados, com frequência somos esmagados por ele. A dinâmica de vida por vezes se altera bruscamente, agenda cheia, cobrança, excesso de autocritica, exposição, críticas, e não esqueçamos da gestão da vida pessoal e financeira.
Penso que por vezes, as pessoas não buscam o sucesso definido pelo dicionário, mas sim, querer uma vida sem dor, sem problemas, o que na realidade é uma aspiração intangível. Costumam dizer que as únicas pessoas que não possuem problemas estão no cemitério, mas como bom espírita, devo alertar que os espíritos desencarnados também têm problemas a resolver, e muitos.
Não existe uma regra que estabeleça o caminho do sucesso, talvez tomar como exemplo aquelas pessoas que tiveram de se reerguer devido a decisões erradas que tomaram no passado e que consumiram grande parte de sua energia e tempo para ser corrigidas. Mas ainda assim, não há sucesso que nos fortaleça com relação às frustrações, na verdade, penso que quanto mais sucesso, mas vulneráveis estamos. A busca pela vacina ante frustração na realidade é um exercício diário da vida, e devemos reconhecer que as frustrações fazem parte da existência humana. De forma paradoxal, é provado que as pessoas mais bem-sucedidas são as que aprendem com seus erros e transformam os fracassos em oportunidades. Se não todas, grande parte das descobertas científicas e iniciativas nos negócios aconteceram depois de diversas tentativas, ou resultaram de uma série de fracassos. Ou seja, não existe sucesso sem fracasso.
Como vimos no texto que indiquei no início do artigo, não podemos nos amarrar às ocasiões de insucesso, tampouco nos cegar por nossas vitórias. De fato, nossos triunfos são os alicerces para as novas provocações que se avizinham, e seja qual for o resultado alcançado, vitória ou derrota, em seguida, outro ciclo começa e exigirá de nós renovação, preparo, pois nossa jornada individual não tem termo na próxima conquista, seja ela qual for. Ilusório é crermos que em conservar a posição mais alta, em qualquer espectro de nossa vida. 
Creio que boa parte das pessoas estão mais preocupadas em achar o sucesso do que em gerenciá-lo, motivo pelo qual não exista uma ‘cartilha’ para lidar com nossos triunfos pessoais. Para a grande maioria de nós, a vida se resume a acordam todos os dias e enfrentar as frustações e desventuras em busca do êxito. Temer o sucesso é bobagem, pois depois dele sempre se iniciará um novo ciclo composto de diferentes desafios. E ao melhor estilo ‘faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço’, deixo algumas dicas para vocês e para mim: se conheça, aprenda com seus erros e com os erros dos outros, não se puna, seja tolerante consigo e com os outros, se trate bem, preste atenção em seus comportamentos para poder fazer escolhas melhores, não de tanta importância às possíveis criticas e ao que as pessoas podem falar de você ou de suas atitudes, e por fim, siga seu coração.

Comentários

  1. Esse assunto é muito interessante....sucesso e fracasso andam paralelamente em uma linha muito tênue, porém, entendo que a grande sacada é o "equilíbrio" e a "consciência" que temos perante a vida e seus desafios. Ter consciência de que o sucesso não é eterno e que o fracasso não perduram por toda a vida pode ajudar a potencializar a felicidade e superar mais facilmente a tristeza, equilibrando os sentimentos em nossas vidas. Isso pode ajudar a olhar as coisas por uma outra perspectiva, nem sempre teremos uma razão lógica para tudo e um grande ensinamento é aceitar as coias da vida também pelo coração, isso diminui o tempo que perdemos nos remoendo para entender e mais tempo investido para resolver, além de aceitar que algumas coisas só o tempo e a sabedoria são capazes de promover o sucesso.
    Alan

    ResponderExcluir

Postar um comentário